ESCOVA DE DENTES, FERRAMENTA MILENAR

QUIZ: Você sabe qual a origem da escova de dentes? Se você respondeu:

Da Colgate;
Da prateleira do mercado ou da gôndola da farmácia, sinto..

Lendo recentemente um texto do Historiador Rainer Sousa, descobri que
as escovas são muito mais antigas do que possamos imaginar.

Foto: Tyler Olson / Shutterstock  | Recente descoberta em uma tumba egípcia de 5mil anos, arqueólogos encontraram um objeto que acredita-se ser a mais antiga escova de dentes já registrada. (foto)
Foto: Tyler Olson / Shutterstock | Recente descoberta em uma tumba egípcia de 5mil anos, arqueólogos encontraram um objeto que acredita-se ser a mais antiga escova de dentes já registrada. (foto)

O fato é; saúde bucal é uma necessidade tão antiga que os assírios, já tentavam resolver o problema usando o dedo para limpar os dentes. Por volta do século IV a.C., o médico grego Diócles de Caristo, receitava aos seus pacientes explorarem os poderes aromáticos que as folhas de hortelã produziam quando esfregadas nos dentes e nas gengivas. No islamismo liderado pelo profeta Maomé (570-633), uma haste de madeira aromática era esfregada, várias vezes ao dia, limpando e clareando os dentes. Entre os romanos, constatou-se o uso de uma mirabolante mistura com areia, ervas, cinzas de ossos e dentes de animais. Patrícios romanos possuíam escravos incumbidos de realizar esta única tarefa. Mas foi dos chineses, por volta de 1490, o modelo mais rústico do que conhecemos como a atual escova.

A escova em sua versão moderna foi concebida por um britânico no século XVIII. Enquanto preso, William Addis juntou, de uma de suas refeições, um pedaço de osso animal com cerdas conseguidas com um carcereiro. Pequenos furos no osso com amarra das cerdas em feixes e voilá, nasce o que conhecemos hoje como escova dental.

A escovação é uma ação preventiva de importância ímpar que praticamente acompanha a história.

Se você encontra dificuldade em encarar esse artefato milenar facilmente encontrado em supermercados, farmácias e lojas de produtos de beleza; optar por bochechos de urina, como era natural na Europa da idade média, ou, para os mais sofisticados, pano de linho, como fazia Alexandre o Grande, pode ser uma solução alternativa com baixa ou nenhuma resposta.

Independente do método escolhido, a prevenção ainda é o mais seguro investimento contra doenças bucais e mau hálito. O movimento mecânico da escovação por si só, é suficiente ingrediente para constituir uma boca saudável. O movimento mecânico acrescido da escova correta, não é só uma sábia escolha milenar, mas também certeza de um sorriso bonito e saudável.

 

 

2 comentários em “ESCOVA DE DENTES, FERRAMENTA MILENAR

  1. Adorei navegar nestas curiosidades, repletas de dicas aos pais e informações atuais.
    Realmente significativo, imagens alegres e instrutivas, temas interessantes.
    Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s