ODONTOLOGIA, a tecnologia que você não vê

Alterações sensíveis estão prestes a mudar o tempo de atendimento clínico, bem como amenizar o medo de ir ao dentista.

Novas tecnologias aprimoram processos nos mais variados setores e esses avanços estão presentes na área da saúde. Alguns incrementos tecnológicos são e serão os responsáveis por essas mudanças:

Moldes com massinha?

massa

Aquele que já fez clareamento, placa de mordida ou uma prótese, conhece esse método; moldagens. A boa notícia é que as moldagens já podem ser digitais. A boca é digitalizada e o arquivo gerado é transmitido diretamente ao laboratório. Além dos materiais e desconforto, a média de tempo para retorno diminui. Em alguns casos, até 2 dias (dependendo do laboratório).

scaner

Aparelhos ortodônticos?

invisiling

Os aparelhos tradicionais metálicos estão por um fio.

No mercado, já é possível encontrar opções de aparelhos mais confortáveis, estéticos e discretos como os cerâmicos, de policarbonato, de safira e aqueles em que o planejamento é computadorizado e são feitas placas para serem trocadas conforme o andamento do tratamento; os chamados Aparelhos Invisíveis Removíveis.

Radiação radiográfica?

raios x digital

O equipamento de radiografia digital é uma novidade, daquelas que agradam desde o profissional de odontologia, até ao paciente, já que reduz o tempo de realização do exame e emite menor radiação.

Microscópios?

microscopio

Os microscópios existem nos consultórios dentários…

Os dentes são órgãos pequenos os quais o dentista opera de modo indireto apoiando-se no sentido do tato. Possuir um microscópio dental auxilia nas cirurgias de canal, na visualização de fraturas e confecção de restaurações, o que melhora a precisão e a qualidade do trabalho.

Tratamentos sem motor e sem anestesia; é possível?

papaína

Sim, é. Há um produto que mostra onde está a doença cárie. Um gel a base de papaína é aplicado na superfície dental modificando a cor e consistência do tecido cariado. A remoção da doença é parcial, pois deixa um tecido ainda contaminado para ficar sob observação do dentista. Geralmente é um tratamento utilizado em crianças onde é mais crítico o uso de agulhas anestésicas e do motor.

A ciência e a tecnologia trabalham em todos as frentes e não poderia ser diferente para o setor odontológico. Os esforços para melhorar o conforto na cadeira do dentista aumentam e a qualidade do serviço prestado é aprimorada a cada incremento tecnológico acrescido ao atendimento.

Quando inventarem anestesia sem dor e motor sem barulho, pode deixar que venho aqui reportar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s