Diferenças entre o Clareamento Dentário Caseiro e de Consultório

Se você deseja ter dentes mais brancos, existem duas maneiras principais de realizar esse desejo: o clareamento dental em casa e o clareamento em consultório. Cada método tem seus prós e contras. Descubra qual método é o melhor para você.

Como funciona o Clareamento Caseiro?

Gel Clareador

O clareamento caseiro é alcançado através do uso de um gel branqueador que vem em um kit. O paciente coloca o gel em uma placa que molda seus dentes.

Placas de clareamento

As placas são feitas sob medida e usadas em casa. Elas mantêm o gel em contato com os dentes e protegem a gengiva de irritação.

Como Funciona o Clareamento em Consultório?

Gel Clareador mais Forte

Geralmente os géis usados nessa modalidade são mais concentrados por isso precisam ser monitorados durante a aplicação no consultório.

Proteção das Gengivas

É importante proteger as gengivas da exposição ao gel clareador e, portanto, o dentista deverá usar barreiras ou protetores gengivais.

Ativado por Luz

O gel clareador em consultório pode ser ativado com luz dependendo da marca, porém os produtos evoluíram e hoje há no mercado produtos de alta qualidade que não precisam da ativação luminosa.

Tempo de Clareamento Necessário

Clareamento Caseiro

O clareamento em casa geralmente leva 2 a 4 semanas para se obter resultados completos. Geralmente consegue-se alterar pelo menos um tom de cor, conforme o uso da escala de cores comparativa (foto).

Clareamento em Consultório

O clareamento em consultório geralmente leva cerca de 1 a 3 sessões. E o resultado é possível de se observar já na primeira sessão.

Eficácia do Clareamento Caseiro x Consultório

Clareamento caseiro

O clareamento em casa pode ajudar a atenuar as manchas superficiais e deixar os dentes mais brancos com o uso contínuo, recebe o produto em uma concentração menor por um período maior de tempo, geralmente 15 dias por arcada, uma vantagem para quem pode ter dentes com maior sensibilidade. O uso das placas poderá ser feito uma vez ao ano por exemplo sem que seja necessário refazer as placas, o paciente poderá comprar apenas as bisnagas aplicadoras.

Clareamento em consultório

O clareamento em consultório é geralmente pode parecer mais eficaz por proporcionar resultados imediatos visíveis em apenas uma sessão, porém pode trazer sensibilidade temporária após sua realização. A concentração do produto é maior e pessoas com dentes mais sensíveis têm muita dificuldade em conseguir realizar esse tratamento.

Riscos e Efeitos Colaterais

Sensibilidade e Irritação Gengival

O clareamento dental pode causar sensibilidade nos dentes e queimaduras nas gengivas independentemente da modalidade de uso.

Manutenção

O clareamento dental pode durar por até um ano! Pode ser repetido a cada ano juntamente com a profilaxia dentária. A vantagem é que no caseiro o paciente pode usar a mesma placa. Há a possibilidade da realização de um tratamento misto com o uso do gel em casa acrescido de uma sessão de clareamento de consultório, uma técnica que funciona muito bem também.

Mito do Clareamento Dental

Muitas pessoas dizem que o clareamento dental pode prejudicar os dentes, mas isso é um mito. O clareamento dental é uma opção segura e comprovada para melhorar a aparência dos dentes. O produto tem a função de limpar os dentes, removendo as manchas intrínsecas -que penetraram na superfície do esmalte dentário- onde age o produto químico composto por peróxido de hidrogênio, o famoso H2O2.

Pronto para ter dentes mais brancos?

Já fez esse tratamento? Ainda não? Entre em contato que podemos discutir a melhor opção para seu caso.

Deixe um comentário